Racismo ou negrismo?

Autor: Arthur Monteiro da Silva Cardoso

O racismo é um dos temas mais discutidos em quase todas as conversas sobre preconceito, porém muitas pessoas o relacionam somente à pessoa de pele negra, como vemos em vários comerciais ou em propagandas de conscientização, desprezando muitas vezes as pessoas brancas que também sofrem com isso.

racismo

“Racismo, é a teoria que defende a superioridade de um grupo sobre outros, baseada num conceito de raça, preconizando, particularmente, a separação destes dentro de um país (segregação racial) ou mesmo visando o extermínio de uma minoria” (Priberam dicionário), em momento algum vemos algum prevalecimento ou destaque à alguma raça/etnia, porém na sociedade de hoje, conhecida como ” geração mimimi” o racismo tem somente um significado, que é o de preconceito com a negro. Muitas pessoas se questionadas,  escreverão várias dissertações sobre a escravidão e a história do racismo no Brasil, mas um erro não justifica o outro, existe sim racismo contra o negro, é sim a maioria, porém tudo isso não dá direito do negro praticar racismo com o branco, que quando sofre, sente as mesmas dores de um negro e às vezes pode ser até pior, pois eles não têm amparo. O  racismo contra o branco é motivo de chacota se a pessoa denuncia, pois as pessoas têm o mesmo discurso “você não sofreu o que meus antepassados sofreram”.

“Branquela!”, “palmito!”, “leite!”, “lagartixa!”, são exemplos do racismo que pessoas com a pele muito clara sofrem no seu dia a dia, muitas vezes mudas em meio à sociedade, pois o racismo contra o branco é encarado como frescura e falta de vergonha na cara. Muitos negros não veem o racismo contra o branco, pois se sentem inferiorizados, mesmo que os insultem , pois  é mais um mal dessa geração vitimista, que de tudo sofre, mesmo com o que não acontece.

O racismo contra os negros existe, é a maior parte das pessoas que sofrem de racismo, porém não podemos esquecer das outras raças como o japonês, índio, branco, albino, etc. Eles sofrem, choram e na maioria das vezes não tem com que se defender. Respeito, é o que todos nós merecemos, independente da raça, ninguém é liberado para praticar preconceito com o outro. Conscientize-se.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s