Alunos da Escola Ilza Irma visitam a CEMADEN

Arthur Monteiro da Silva Cardoso – 28/03/2017 – 15:56

No dia 21 de março, os alunos da eletiva “Meteorologia na escola” visitaram o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, junto dos seus professores responsáveis Dimas Faria e Rosa Sousa. Acompanhados pela equipe do Projeto Cemaden Educação e de professores da Unesp, visitaram a Sala de Situação recebendo  explicações sobre o funcionamento da rede observacional para o monitoramento, emissão de alertas e sobre  desastres naturais.

A apresentação na sala foi de Enos Nobuo Sato,  da área de geodinâmica  de desastres naturais e pelo meteorologista Diego Oliveira de Souza, da área de extremos meteorológicos.

17761691_1251736221614094_621050899_o

Foto: Arthur Monteiro

“Meteorologia na escola” é um projeto de extensão da Unesp, parceira do projeto científico desenvolvido na escola estadual – dentro da disciplina optativa denominada “Estação Meteorológica”. Os estudantes estudam os fenômenos que acontecem na atmosfera terrestre que são estudados na Meteorologia, são aplicados vários conceitos dentro da área de exatas. Estão programadas diversas atividades a serem desenvolvidas, entre elas, a realização de  oficinas para a construção de uma estação meteorológica digital.

Além da estação meteorológica, há o estudo de vários fenômenos extremos e seus impactos na sociedade, mas também são estudados métodos de prevenção, como estudar alguns fenômenos que antecedem desastres. A intenção é alertar e compartilhar informações sobre esses desastres para a sociedade, assim diminuindo o risco de desastres naturais acabarem em mortes.

Em um breve momento da visita, houve a apresentação da Unesp, com seus laboratórios de química, física e biologia, e a estação meteorológica da Unesp, no Parque Tecnológico de São José dos Campos. Algumas palestras regidas por professores da universidade foram assistidas.

O projeto de extensão “Meteorologia na Escola”, da Unesp, é  coordenado pelos professores Luana A. Pampuch, Antônio Carlos Saraiva e Adriano Gonçalves Reis, da Faculdade de Engenharia Ambiental da Unesp, localizada no Parque Tecnológico de São José dos Campos. A disciplina “Estação Meteorológica”, desenvolvida na escola estadual,  é ministrada pela professora Rosa Maria de Sousa Santos, da área de Geografia e pelo professor Dimas João, da área de Física.

Apoio:

Cemaden educação

Unesp

Fontes:

http://www.cemaden.gov.br/cemaden-recebe-visita-de-alunos-integrantes-de-projeto-de-extensao-cientifica/

Advertisements

One thought on “Alunos da Escola Ilza Irma visitam a CEMADEN

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s